Evite brigas entre os cães de casa



Cães podem brigar por muitas razões, e o Clube de Cãompo tem dicas para evitar esses desentendimentos, geralmente ligados à organização hierárquica deles

Os cães nasceram para viver em meio a uma boa organização social, e por isso gostam de viver em família. Assim, o cachorro de uma família precisa entender que já existe um líder: o dono. Na forma de compreender sua matilha, o líder vai manter a ordem, disciplina e segurança, e ainda escolher o melhor lugar para dormir, a maior porção de comida, como será o passeio, ou quando parar para descansar.

Entender e respeitar a organização canina é uma forma de estabelecer a boa relação resultante do bem-estar. Sabendo que violência não é uma boa e eficiente maneira de se comunicar, saiba que agressões atrapalham e alteram o padrão de comportamento canino. Por isso, outra dica para estabelecer a liderança é andar na frente dele durante os passeios, especialmente ao passar por portas e portões, e sempre conduzindo o cão – nunca permitindo que ele conduza o dono! 


Cães também aprendem por imitação, e quando se impõe respeito usando violência, podem imitar a mesma técnica para obter atenção. Quando alguém grita ou bate no cão, e só consegue a posição com ameaças e agressões, pode deixar sequelas que dificultam o convívio. Prefira ganhar respeito usando bons exemplos, como por exemplo, disputar por objetos nas brincadeiras de cabo de guerra.

Quanto mais respeito e carinho ele sentir, mais fácil e prazeroso será o convívio com o cão, que terá todos os motivos do mundo para obedecer ao seu dono. Mas há a técnica de não atender ou satisfazer sua vontade imediatamente quando ele late pedindo algo, já que isso pode fazer o peludo interpretar que é ele o líder. Assim, além de dar comandos antes de fazer o que ele espera, vale até ignorá-lo caso ele não obedeça, e não fazer o que ele está pedindo. 

Não se esqueça de elogiar sempre o bom comportamento do pet, pois isso mostrá quem é o líder. Ser líder não é difícil, mas para ser um ótimo líder é preciso treinamento, conhecimento e atenção, como se faz no adestramento realizado no Cube de Cãompo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário