Você está fazendo isso errado!



Descubra alguns erros que você pode estar cometendo com o seu cão

O cotidiano com o seu cachorrinho fazer com que você tome atitudes erradas em relação ao comportamento dele. Confira aqui no blog do Clube de Cãompo alguns deslizes que você faz e não percebe: 

•Gritar com o cachorro quando ele estiver latindo: O grito do dono é um reforço negativo na educação, pois para o cachorro está sendo uma recompensa, e isso alimenta o ciclo e só piora o problema do latido.
•Carinho o tempo todo: O carinho deve ser dado ao cachorro como uma forma de recompensa por um bom comportamento ou a resposta a uma solicitação. O excesso de carinho, ou feito em horas erradas, é frequentemente fonte de futuros problemas de comportamento, desde os mais leves, como medo de fogos ou trovões, aos mais graves, como uma agressão ao dono em um momento em que o cachorro foi “contrariado”.
•Consolar em momentos de barulho: Se o carinho for dado em um momento de desconforto do cachorro como, por exemplo, durante uma tempestade, pode reforçar o medo do cachorro por trovões. O ideal é brincar com ele nessas horas, pare ele associar a algo bom.

A melhor atitude que você pode tomar com o seu cão é a comunicação. Através do tom da voz que usamos com o cão, podemos sinalizar claramente se a ação está agradando ou não, podendo então estabelecer o limite para este relacionamento. Se o dono conseguir ensinar o sim e o não para o cachorro, aquilo que pode ou não pode fazer, já se deu um enorme passo na construção de um bom relacionamento homem-animal.


Esqueceram de mim: descubra o risco de deixar seu cão sozinho em casa



Evite deixar seu amigão sozinho por muito tempo, ele pode desenvolver sérios problemas

Nos dias de hoje é normal não ter tempo para cuidar de tudo dentro de casa: tem que trabalhar, estudar, viajar. Mas e o seu cãozinho? Como fica? Apesar de a espécie ser muito inteligente, eles não conseguem pegar sozinhos a comida, muito menos reabastecer o pote de água. O Clube de Cãompo recomenda que você tenha alguns cuidados em relação a isso.

Em períodos curtos, como o de um dia, o seu animalzinho até pode ficar sozinho. Mais que isso, não! Você pode pensar que é só deixar água e comida à disposição que todos os problemas estão resolvidos. Só que não!
Se o seu cachorro é do tipo brincalhão, ele pode simplesmente derrubar o pote. Ou ainda, se o dia estiver quente a água pode acabar. Os cães não podem ficar por mais de 12 horas sem água, pois isso gera uma quadro de insuficiência renal e caso não seja socorrido de maneira adequada o animal pode vir a falecer.

Quanto à ração, ela pode ficar molhada ou cheia de baba e acabar fermentando. Isso ocasiona uma série de problemas desde digestivos que, sem a devida atenção de um humano por perto podem ser até mesmo letais.

Além disso, ele ainda pode ficar estressado, latir muito, incomodando os vizinhos e denunciando que a casa está vazia, ou ainda estragar os móveis pela casa, mesmo que seja apenas um final de semana. O recomendável é deixar seu pet em um lugar seguro, com pessoas especializadas em cuidar de animais e que principalmente, saibam lidar com eles.

Qual a idade mínima para ter um pet?



Depende da idade da criança e a maturidade que ela apresenta para ganhar um animalzinho

Seu filho já está mais crescidinho e você acha que está na hora de ele ganhar um amiguinho? Saiba que há algumas condições para o pequeno ter um pet e o Clube de Cãompo te ensina como lidar com esta questão.

De acordo com o médico veterinário Aldo Macellaro Jr., a idade mínima para a criança assimilar a responsabilidade de ter um companheiro é por volta dos seis anos. “Nesse período a criança já tem uma maturidade para compreender que o animal não é um brinquedo e pode desfrutar de todo o aprendizado”, explica.
É muito importante que a criança participe do momento de escolha do bichinho, podendo assim ter contato com as diferentes raças, até também por afinidade. Outra questão também é que os pais precisam participar também dos cuidados com os cães para garantir que a criança também vai se empenhar. Assim o pequeno cria responsabilidade ao seguir os ensinos dos pais.

Só leve em conta que outros tipos de pets como chinchila e hamster têm um tempo de vida deles é diferente do nosso. Se a criança tiver um perfil muito sensível, o mais indicado é  procurar animais que tenham uma vida maior.

Pratique esporte com o seu cão!



Se você procura um parceiro para praticar exercício físico saiba que raças caninas podem acompanhar o seu ritmo

Já reconhecidos como verdadeiros membros das famílias brasileiras, os cachorros também podem ser excelentes companheiros para a prática de exercícios físicos. O médio veterinário Aldo Macellaro Jr, proprietário do Hotel Fazenda Clube de Cãompo e especialista em comportamento canino, indica quais são as raças mais indicadas para acompanhar os donos durante as atividades. Confira:

  • Border Collie: os cães desta raça geralmente são utilizados para trabalhar, como no pastoreio, por exemplo, porque naturalmente necessitam de exercícios; 
  • Labrador e Golden Retriever: são cães adaptados e resistentes à prática de exercícios; têm boa personalidade e por isso não costumam se envolver em encrencas;
  • Schnauzer: animais animados e espertos, geralmente com boa disposição;
  • Poodle: são motivados e dóceis, além de muito companheiros de seus donos;
  • Yorkshire e Boxer: são muito ativos e gostam de correr. No entanto são animais que precisam de uma atenção especial, principalmente no que diz respeito à temperatura e ao tempo de duração do exercício. É que eles são mais sensíveis justamente por causa de seu tamanho e, no caso do Boxer, há outra peculiaridade: seu focinho é mais curto e achatado do que o da maioria dos cães, o que dificulta o processo de transpiração do bicho, que é realizado através do próprio focinho e da boca.
Se o seu cachorro for de alguma dessas raças e estiver com a saúde em dia, experimente passear de modo mais acelerado e preste atenção nos sinais que ele dá. Se ele continuar numa boa, pode ser que ele realmente gosta da atividade. Mas se ele ficar muito cansado e quiser parar, respeite, afinal ele não sabe falar “chega”, não é verdade?

Divirtam-se!

Mudança de hábito



Saiba que você ainda pode mudar o comportamento de um cachorro mesmo depois de adulto

Seu cachorro já passou da fase de filhote e mesmo assim ele ainda não te obedece? Ou se você adotou um cachorro já adulto com vícios errados: o que fazer? O Clube de Cãompo te dá dicas de como reverter esta situação.

Todo cão mais velho, já tem uma série de hábitos e está muito condicionado a eles. Quanto mais diferente a nova rotina do cão for daquela que ele está habituado, mais o cão poderá estranhar. Por exemplo, um cão que só dormia dentro da casa, pode estranhar caso venha a ter que dormir num quintal de uma hora para outra. Por isso é preciso tanto carinho e paciência com ele quando você teria com um filhote.

Para educar o seu cão, o processo é o mesmo que se usa para um cachorro novo. Devem-se recompensar as atitudes positivas, e ignorar ou reprovar as atitudes negativas, através dos meios de comunicação. Porém, o treinamento de obediência básica, aqueles como exercícios de senta, deita, etc, nunca deve ser longo, para não causar um aborrecimento no cão, e sempre deve terminar de forma positiva, para que o cão sempre ache divertido.

Cuide do seu cão!



Alguns cuidados na hora de praticar exercício com o seu companheiro

Assim como nós, humanos, todos os cães necessitam de alguns cuidados para praticar exercícios. Independente da raça, do porte ou idade. O Clube de Cãompo separou algumas dicas para a hora da atividade ser bastante proveitosa tanto para o dono quanto para o cão.
Confira:

-É recomendado que o animal passasse por um médico veterinário para fazer um check-up geral antes de iniciar as atividades, além de colocar as vacinas e a vermifugação em dia (especialmente aqueles que irão se exercitar em lugares abertos e longe de casa, onde ficam mais expostos);

-O animal nunca deve praticar exercícios logo após se alimentar ou ingerir grandes quantidades de água. O ideal é dar um intervalo de aproximadamente uma ou duas horas entre a refeição e o treino, para dar tempo de fazer digestão;

-Nunca sair para praticar exercícios com os bichos nas horas mais quentes do dia, para evitar quadros de desidratação, desgaste excessivo ou queimaduras nas patas pelo calor do asfalto;

-Sempre sair com o cão na coleira. Por mais amigável que o animal possa ser, sempre haverá o risco de um estranhamento na rua. É melhor prevenir. As coleiras mais indicadas são as mais longas, que podem dar mais flexibilidade e liberdade ao bicho;

-Hidratar o animal durante o tempo de treinamento, em intervalos que vão de acordo com a necessidade de cada um. É importante saber que as dosagens de água neste momento devem ser baixas, sempre buscando dar uma hidratação leve ao cão durante a prática dos exercícios para que ele não se sinta desconfortável e venha a desencadear algum problema pela ingestão em excesso de água;

-O proprietário deve adotar a prática da posse responsável também nos momentos em que sai para se exercitar com o animal, levando uma sacolinha ou qualquer embalagem para recolher as fezes do cão durante o trajeto. É uma questão de cidadania que pode ser vista e obtida como exemplo por outras pessoas.

Clube de Cãompo participa da Feira Pet em Sorocaba




Desde empresários até a população: quem visitar pode se divertir e aprender como é uma feira de negócios

Eventos que contam com a presença de bichinhos são sempre divertidos. Entre os dias 26 e 28, a Feira Pet de Sorocaba não será diferente: o Clube de Cãompo estará lá para demonstrar o Agility entre outras atrações.
O Clube de Cãompo vai montar uma pista com obstáculos para a prática de Agility. O adestrador e alguns clientes vão demonstrar como é o esporte. Depois a pista ficará aberta para que os visitantes da feira possam testar como funciona a modalidade com a orientação dos profissionais do clube. A ideia é populaizar o esporte que ajuda a afinar o relacionamento com o cão e tirá-lo do sedentarismo.
Os obstáculos aprovados pelos órgãos que regulam o esporte são: saltos, viaduto ou muro, mesa, passarela, gangorra, rampa, slalom, túnel aberto, túnel fechado, pneu e salto em distância. Os obstáculos não podem em hipótese nenhuma oferecer risco à saúde do animal, alerta o proprietário Hotel Fazenda Clube de Cãompo.
Outra regra que torna a modalidade ainda mais encantadora é que o animal não pode ser tocado, nem estar preso por guias e coleiras durante o percurso. “Isso demonstra o entrosamento que existe entre o dono e o animal”, pontua. “Dono e animal encontram prazer em completar cada uma das etapas que compõe a pista”. 
Além disso, a Feira Pet também contará com a participação de famosos como Sérgio Rangel, Richard Rasmussen e Luisa Mel. Doações de animais e desfiles todos os dias, casamentos dos bichinhos, concurso de premiação de cães e avaliação veterinária gratuita também fazem parte da programação.

O horário de funcionamento na sexta-feira será das 16h às 22, e sábado e domingo das 10h às 22h. A entrada é R$5,00.
Clube Recreativo Campestre
Rua Francisco Paulo Braion, 650
JD. Guadalajara, - Sorocaba SP
Informações (15)3034-2003

Prática de agility traz benefícios à saúde e ao comportamento dos cães



Afinar o relacionamento com o cão e tirá-lo do sedentarismo são as possibilidades trazidos pela prática do Agility, esporte que faz parte da lista de atividades do Clube de Cãompo

Seu cão é ágil, ativo e esperto? É daqueles que adoram uma boa brincadeira e que parecem ter uma energia inesgotável? Fique atento: pode ser que seu cachorro tenha uma ótima propensão a ser um atleta! Estamos falando do Agility, uma modalidade esportiva que exige participação dos cães e seus donos. Presente nas atividades do Clube de Cãompo, o esporte foi criado em 1978 com o objetivo inicial de entreter o público nos intervalos dos campeonatos de obediência e concursos de raças.

O Agility pode ser praticado com o objetivo de melhoras de melhorar o relacionamento entre cachorro e humano, de trazer condicionamento físico a amboa e, se praticado com afinco, tornar-se um esporte em nível de competições.

O Campeonato Brasileiro de Agility é organizado anualmente pela Comissão Brasileira de Agility. Assim como ocorre, por exemplo, nas competições de Fórmula 1, os cães e seus donos pontuam em cada uma das 10 etapas do campeonato, formando um ranking que, ao final, será a lista classificatória para definir os campeões. O campeonato divide os cães nas categorias Mini (pequeno porte), Midi (médio porte) e Standard (grande porte). A classificação final do Brasileirão define os classificados para os campeonatos Sul-Americano e Mundial da modalidade.


As regras e vantagens do esporte
Inspirado inicialmente em provas hípicas, o Agility é praticado por duplas formadas de cão e condutor, em que o cão deve percorrer um trajeto com diferentes obstáculos dentro do menor tempo possível e com a menor quantidade de falhas, exigindo rapidez e destreza dos participantes, além do entrosamento entre o dono e o animal.

Para praticar o esporte, o cachorro precisa aprender primeiro os comandos básicos de obediência que, aliados ao treinamento e adestramento, fazem o seu cão mais obediente e atencioso. A melhora no condicionamento físico exigida pelos exercícios também contribui muito para a saúde e longevidade dos animais, reduzindo as chances de  sobrepeso, por exemplo, além de reduzir a ansiedade, podendo ser praticado por todos os cães de todas as raças, a não ser que haja alguma restrição médica, como problemas cardíacos, por exemplo.

O processo de aprendizagem da modalidade deve ocorrer lentamente, no qual é ensinado um movimento de cada vez. Os cães podem começar a praticar Agility desde o primeiro ano de idade.