Só uma voltinha: porque passear com o cão é importante


A prática regular de exercícios melhora o condicionamento cardiovascular e pulmonar, além de liberar endorfinas que trazem uma sensação de bem-estar e relaxamento ao animal. Médico Veterinário e proprietário do Clube de Cãompo – Hotel Fazenda para cães, Aldo Macellaro Jr. lembra que da mesma maneira que os humanos, a atividade física regular promove inúmeros benefícios ao organismo, inclusive na parte digestiva e também na estrutura óssea, lembrando que estes dois itens também estão ligados intimamente a uma nutrição de boa qualidade.

É essencial que o animal seja examinado e orientado pelo médico veterinário responsável antes de iniciar qualquer tipo de atividade física. Caso seja um animal sedentário, o ideal é ir aumentando a atividade física gradualmente até chegar a um bom condicionamento físico. Temos que levar em conta também as características de raça e personalidade de cada cão, pois alguns animais são mais ativos que outros.

Mas, de qualquer maneira, todo cachorro gosta de passear, e isto pode e deve ser feito diariamente para qualquer cachorro que não tenha uma restrição específica por motivos de saúde. Portanto um passeio no parque ou mesmo uma voltinha no quarteirão pode trazer grandes benefícios tanto para o cão, e até mesmo para o dono.

Não paro em casa. Como deixar meu dog mais tranquilo?


Para você que passa o dia todo fora e deixa seu cão sozinho em casa, siga as recomendações do médico veterinário, Aldo Macellaro Jr., proprietário do Clube de Cãompo Hotel Fazenda para Cães. Ele dá dicas para que seu pet não se sinta sozinho, não se estresse e não acabe comendo além da conta.

Os cães só têm acesso a comida se deixarmos a vontade para ele. A alimentação ad libidum e em grande quantidade pode fazer que o cão coma de maneira errada. A alimentação balanceada (ração seca de boa qualidade), na quantidade e horários certos, mantém sempre o cão no peso correto. Temos também que tomar cuidado com o excesso de biscoitos e petiscos, que podem aumentar muito o consumo diário de calorias.


Para o animal ficar em casa sozinho numa boa, nunca se pode despertar a ansiedade de separação e a melhor maneira de se treinar isto são chegadas e saídas discretas de casa. O excesso de atenção, nestes momentos, faz com que o cachorro fique aguardando a sua chegada ansiosamente, ao passo que despedidas e chegadas tranquilas dão confiança ao animal ficar sozinho.

A festa que eles fazem quando chegamos é quase irresistível, mas da próxima vez que chegar em casa experimente não pegar seu pet no colo imediatamente, dar petiscos, entre outras atitudes que imprimem a mensagem: devo ficar triste quando o meu dono sai e feliz quando ele chega. Resista a carinha e pidão dele, isso o tornará mais tranquilo.

Outra atitude bacana, é esconder brinquedos e petiscos pela casa! Assim o animal terá diversão garantida durante sua ausência. Comece este treinamento deixando os agrados em locais mais fáceis e, com o passar do tempo, amplie o grau de dificuldade da caça ao tesouro!

SERVIÇO:
Clube de Cãompo Hotel Fazenda para cães
11 4897-9518/ 9968-4729
Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 94,5 – Itu/SP.

Como escolho um bom hotel para deixar meu cão?



Quero viajar, mas não sei o que fazer com meu pet. E agora? Qual é a melhor opção? O médico veterinário Aldo Macellaro Jr, proprietário do Clube de Cãompo, dá importantes dicas sobre como escolher um bom lugar para hospedar seu fiel companheiro durante sua ausência. Confira:

-Analisar exigências do hotel para receber o animal. Os profissionais responsáveis devem estar atentos ao vencimento da carteira de vacinação dos hóspedes para evitar a transmissão de doenças durante a estadia;

-Perguntar se haverá funcionários à disposição do cachorro durante a hospedagem. Recomendamos a presença de um profissional por perto para monitorar o bicho e evitar qualquer tipo de problema;

-Confirmar se haverá um médico veterinário de plantão, caso ocorra qualquer emergência;

-Verificar e confirmar se os animais de pequeno e grande porte ficam separados. Eles jamais devem ficar misturados para evitar qualquer desentendimento;

-Questionar se a rotina de atividades é adequada às necessidades de seu pet. Praticar exercícios é saudável, mas os limites e a individualidade de cada animal necessitam ser respeitadas;

-As acomodações devem ser exclusivas para cada cão, além de confortáveis e termicamente protegidas;

-Peça referências e, se possível, visite o local para tirar suas próprias conclusões. Você pode levar o cachorro junto para conhecer o espaço e associar que a permanência dele será temporária.


SERVIÇO:
Clube de Cãompo – Hotel Fazenda para cães
11 4897-9518/ 9968-4729
Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 94,5 – Itu/SP.

Quero pular o carnaval, mas onde deixo meu cachorro?

O carnaval é o feriado nacional mais esperado por muitos: seja para bagunçar ou tirar alguns dias de descanso. Em pleno verão, não há quem não aproveite o final de semana prolongado. Nesta época, muitas famílias viajam em direção às praias e às cidades do interior para curtir muita alegria e calor. Mas, durante esses dias, como ficam os bichinhos de estimação que nos acompanham fielmente durante o restante do ano?

Entenda porque hospedar o pet em um hotel para cães, como o Hotel Fazenda Clube de Cãompo, é uma opção para você curtir o feriado e garantir a segurança do seu cão

O médico veterinário Aldo Macellaro Jr, proprietário do Clube de Cãompo, lembra que é preciso pensar em todas as possibilidades antes de levá-los para viajar. “A maioria dos animais fica inquieta com o barulho e o agito das festas que invadem o espaço urbano”, afirma. "E também não adianta levá-los para que fiquem trancos em casa”.

Para evitar que isso aconteça, uma opção saudável é hospedar seu pet em um hotel especializado. Lá, há um serviço completo de atendimento ao bicho durante a ausência do dono. Os hóspedes nunca ficam sozinhos e têm atividades programadas. Os jogos com frisbee e os passeios ao ar livre estão entre os mais apreciados pelos visitantes.

Durante a estadia, os cães têm aulas de adestramento básico, socialização em grupo, agility, além de banhos de sol e diversos tipos de brincadeiras nas áreas gramadas e arborizadas do Clube de Cãompo, sem mencionar os mimos dos profissionais capacitados para cuidar dos bichos. O local fica em área afastada do centro da cidade, onde estão as maiores concentrações de pessoas e, consequentemente, de barulho. Lá, os cachorros podem ter um feriado agradável e saudável, enquanto seus donos caem na folia ou viajam para lugares onde não podem levar seus amigos de quatro patas.


SERVIÇO:
Clube de Cãompo – Hotel Fazenda para cães
11 4897-9518/ 9968-4729
Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 94,5 – Itu/SP.

Você conhece os benefícios do Agility?


Melhorar seu relacionamento com o cão, sair do sedentarismo e ainda participar de competições nacionais e internacionais, esses são alguns dos atributos da prática do Agility – esporte criado nos anos 70 que é praticado por cães e seus donos. Se você tem um pet que adora uma boa brincadeira e que parece ter uma energia inesgotável, essa atividade é ideal e pode ser praticada no Clube de Cãompo!

Conheça aqui mais sobre esse esporte que traz benefícios à saúde e ao comportamento dos cães e também de seus donos:


Como funciona?
Baseado em provas hípicas, o Agility é praticado por duplas formadas de cão e condutor, com o objetivo de percorrer uma pista com obstáculos, no menor tempo e com o menor número de faltas. Dando encanto à modalidade, o cão não pode ser tocado e nem estar preso por guias ou coleiras, demonstrando entrosamento entre dono e animal.

Os obstáculos são todos aprovados pelos órgãos que regulam o esporte. “Eles não podem em hipótese nenhuma oferecer risco à saúde do animal”, alerta o proprietário do Clube de Cãompo – que oferece aulas para a prática do Agility - o médico veterinário Aldo Macellaro Jr.

Por que é bom para o cachorro?
Para praticar o esporte, o animal precisa aprender os comandos básicos de obediência - senta, fica, pula. Fator que traz benefícios ao comportamento e ao relacionamento entre o proprietário e o animal. Também melhora o condicionamento físico, contribui para sua saúde e longevidade, reduz as chances de  sobrepeso e os problemas decorrentes dele.

Também é bom porque toda atividade física libera no animal hormônios relacionados ao bem-estar, que reduzem os níveis de estresse e ansiedade, muito comuns nos cães que passam muitas horas sozinhos.  

Quem pode?
Agility pode ser praticado por animais de todos os portes e raças, salvo restrições daqueles que possuem problema cardíaco ou articular. “Pelo risco da sobrecarga no órgão e membros fragilizados", explica o médico veterinário. Além disso, com um ano de vida o cão já pode aprender a prática esportiva e, ao contrário do que se pensa, até animais já adultos podem aprender a saltar, desviar, se equilibrar e desvendar os obstáculos das pistas de agility. Macellaro explica que “cães idosos requerem um cuidado maior por questões de saúde”.

Encontro de campeões:
Clube de Cãompo é o ponto de encontro para os praticantes da modalidade de todo o país, já que sedia, desde 2007, finais de campeonatos paulistas e nacionais de agility.
Aberto ao público em geral o evento reúne as melhores duplas de cães e condutores do país. O evento é uma oportunidade para ver os grandes nomes do esporte em ação.


SERVIÇO:
Clube de Cãompo – Hotel Fazenda para cães
11 4897-9518/ 9968-4729
Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 94,5 – Itu/SP.

Já pensou em dar folga para seu cão?



Para manter a posse responsável de um cão é necessário dedicar tempo e disponibilizar um local para que o pet possa realizar exercícios físicos e atividades de lazer. Porém, na correria do dia a dia, em imóveis cada vez menores, nem sempre as atividades oferecidas pelo dono estão de acordo com aquilo que o pet precisa. Suprindo essa necessidade, o Hotel Fazenda Clube de Cãompo criou o Day Care – um serviço que dispensa pernoite e tem rotina semelhante à de uma creche para humanos, e traz muitos benefícios para o cachorro. Listamos 7 deles, confira!

1 - Atividade de lazer em área verde com profissionais: O cão é apresentado a outros animais e recebe o ensinamento de comandos básicos de adestramento - o que pode melhorar o comportamento em casa;

2 - Exercícios físicos praticados ao ar livre, sem coleira e na companhia de outros cães: Diferente de pequenos passeios com guia, o gasto energético é maior e promove uma sensação de relaxamento e bem-estar no pet;

3- Redução da ansiedade de cães considerados hiperativos: Notável melhora do comportamento de destruição de objetos e plantas em casa, latidos excessivos e outros problemas como pular nas pessoas;

4 – Melhora na saúde do animal: As atividades físicas ajudam prevenir doenças, fortalecem toda musculatura e melhoram o condicionamento cardiorrespiratório do animal;

6 - Construção de base emocional sólida: através do contato com outros humanos e animais, aumentando a autoconfiança do cão - natural comportamento primitivo de convivência das matilhas;

7- É indicado para cães de todas as raças e faixas etárias: Só é necessário estar com a vermifugação, o controle parasitário e as vacinas essenciais – Raiva, V8, Respiratória – em dia;

E tem mais o serviço de transporte pode ser feito pelo próprio Clube de Cãompo, que leva e busca o pet em sua casa. O valor é calculado de acordo com a distância da residência do proprietário! E então, que tal dar uma folguinha para o seu melhor amigo?


SERVIÇO:
Clube de Cãompo – Hotel Fazenda para cães
11 4897-9518/ 9968-4729
Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 94,5 – Itu/SP.

7 Erros: Adestramento Canino


Sabia que para conviver numa boa com seu cão você precisa estar em perfeita sintonia com ele? É importantíssimo entender o processo de aprendizagem para estabelecer uma boa comunicação entre dono e animal. E boa comunicação é sinônimo de boa convivência. O proprietário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro Jr é médico veterinário e revela sete erros mais comuns que cometemos durante esse processo. Veja quais são:

- Adquirir um cachorro por impulsividade sem estar preparado. Lembre-se, ter um bicho de estimação muda totalmente a rotina da família;

-Tentar adestrar seu cão sem conhecer o processo teórico de aprendizagem. Este trabalho exige o mínimo de estudo sobre o assunto;

- Cachorro não entende português! Seu cão assimila os limites de certo e errado, e que devem ser impostos a partir do momento em que ele entra em casa;

- Ausência da rotina de treinamento do cão. Os exercícios devem ser constantes e claros. Sem uma rotina programada, dificilmente ele aprenderá alguma coisa;

- Perder a paciência e ser agressivo quando o cão não responde a uma ordem. Cada animal tem seu tempo e um adestramento só acontece quando se respeita esse limite;

- Falta de colaboração da família. Todos têm que participar do processo de adestramento para não confundir nosso fiel companheiro. A rotina imposta ao cão, de como e quando ele pode ou não fazer alguma coisa, tem de ser respeitada por todos;

- Não socializar o cão com outras pessoas e animais pode comprometer o processo de adestramento. É na prática que o pet aprende a se comportar adequadamente.

SERVIÇO:
Clube de Cãompo – Hotel Fazenda para cães
11 4897-9518/ 9968-4729
Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 94,5 – Itu/SP.

Entenda a personalidade do seu cão na hora de adotar

Sabia que já é possível prever a personalidade dos cães quando eles ainda são filhotes? Assim como nós, os cães também têm cada um o seu jeito. De acordo com Alexandre Zanetti, adestrador do Clube de Cãompo, é possível analisar o convívio do cãozinho com seus irmãos. “Se ele tem o hábito de subir em cima dos demais, isso pode apontar uma tendência maior de dominância do território”, explica.

Com o tempo, cada cão desenvolve diferentes aspectos, entre eles o de dominância e, por isso, existem aqueles animais mais tranquilos e os que defendem mais seus territórios.
O adestrador ensina que o dono precisa estar atento para não estimular a agressividade do cachorro. Para isso, com a ajuda de profissionais é possível desenvolver um trabalho que eduque o animal ao longo de seu crescimento, evitando os riscos de ter um animal mais “nervosinho” dentro de casa.

Zanetti também conta que os filhotes devem conviver com seus irmãos até o quinto mês de vida, para que ele aprenda a se socializar com os outros filhotes da ninhada. “Essa socialização contribui para minimizar a agressividade”, conclui. Portanto, na hora de adotar, observe o comportamento dos filhotes e se preferir o mais peralta de todos, não tem problema!


SERVIÇO:
Clube de Cãompo – Hotel Fazenda para cães
11 4897-9518/ 9968-4729
Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 94,5 – Itu/SP

SEJA BEM-VINDO AO BLOG DO HOTEL PARA CÃES CLUBE DE CÃOMPO!

Olá,

Você sabe cuidar bem de seu cachorro e como agir em qualquer tipo de situação? Conhece as novidades do mundo canino? Quer saber de dicas de cuidados e viver numa boa com seu cão? Então seja bem-vindo ao novo canal do Clube de Cãompo Hotel Fazenda para Cães, no qual você fica sabendo de tudo isso e muito mais.

Você que é dono e ama seu fiel companheiro, irá adorar este blog do Clube de Cãompo, pois encontrará diariamente as melhores dicas e mais divertidas atividades para dar qualidade de vida a seu pet. Essa é mais uma forma também de curtir e conhecer um pouco do hotel fazenda para cães que possui serviço especializado para proporcionar um verdadeiro período de férias também para os animais.

O Clube de Cãompo oferece conforto e segurança para seu pet, com 125 chalés e divisões diferentes para cães de grande, médio e pequeno porte. São 60.000 m² de áreas de lazer cobertas e descobertas, piscina, assistência veterinária 24h, cuidadores e profissionais especializados em comportamento animal.

Compartilhe com seus amigos e venha trocar informações importantes sobre o mundo dos cães, neste que é mais um de nossos espaços dedicados a você e ao melhor amigo do homem. Agende sua visita pelo site www.clubedecaompo.com.br, ou pessoalmente na Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 95 – Itu/SP. Acesse também nossas redes sociais  no Facebook, Twitter e Flickr.



SERVIÇO:
Clube de Cãompo – Hotel Fazenda para cães
11 4897-9518/ 9968-4729
Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 94,5 – Itu/SP.

Só uma voltinha: Porque passear com o cão é importante



A prática regular de exercícios melhora o condicionamento cardiovascular e pulmonar, além de liberar endorfinas que trazem uma sensação de bem-estar e relaxamento ao animal. Médico Veterinário e proprietário do Clube de Cãompo Hotel Fazenda para cães, Aldo Macellaro Jr. lembra que da mesma maneira que os humanos, a atividade física regular promove inúmeros benefícios ao organismo, inclusive na parte digestiva e também na estrutura óssea, lembrando que estes dois itens também estão ligados intimamente a uma nutrição de boa qualidade.

É essencial que o animal seja examinado e orientado pelo médico veterinário responsável antes de iniciar qualquer tipo de atividade física. Caso seja um animal sedentário, o ideal é ir aumentando a atividade física gradualmente até chegar a um bom condicionamento físico. Temos que levar em conta também as características de raça e personalidade de cada cão, pois alguns animais são mais ativos que outros.

Mas, de qualquer maneira, todo cachorro gosta de passear, e isto pode e deve ser feito diariamente para qualquer cachorro que não tenha uma restrição específica por motivos de saúde. Portanto um passeio no parque ou mesmo uma voltinha no quarteirão pode trazer grandes benefícios tanto para o cão, e até mesmo para o dono.