Posso tosar o meu cão?



O Clube de Cãompo dá aquela dica que faltava para você amenizar o calor do seu cachorro

Ao contrário dos humanos, os cães não transpiram para baixar a temperatura corporal. Para ajudar os pets a passarem pelo período de altas temperaturas mais tranquilos é preciso  recorrer a alguns e a tosa é um deles.

Os cães de raça de pelagem longa, como Poodle, Schnauzer, Husky Siberiano e Lhasa-apso, podem – e devem – ser tosados neste período de calor intenso. Estas raças têm origem em países onde as temperaturas são mais baixas e utilizam a pelagem como recurso para se aquecer. Por isso é fundamental reduzir a pelagem desses animais para que se adaptem melhor ao nosso clima.

Mesmo sabendo que os cachorros da raça, podem ser tosados de várias formas, algumas pessoas ficam em dúvida quanto à tosa de animais como São Bernardo e Chow-Chow. Primeiro, é preciso lembrar que existe a tosa higiênica, que remove os pelos da barriga do seu pet mantendo o restante do corpo normal. Esse tipo de tosa é indicado aos animais cujos donos não querem tosar. No entanto, vale lembrar que a única coisa que impede a tosa de um cão é a estética... embora um São Bernardo tosado fique super fofo, como é o caso da Kika, que já se hospedou por aqui no Clube de Cãompo:



O importante, acima de tudo, é verificar com o veterinário qual a o tipo de tosa mais indicado. Lembre-se de dar bastante água e passear somente no início da manhã e final da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário