Por que os cães têm medo dos fogos de artifício



Eles são sensíveis ao barulho provocado pelos fogos, mas podem ser adestrados para não ter medo deles. Descubra como

Você procura consolar ou pegar no colo o seu cão quando ele demonstra medo ao ouvir o barulho dos fogos de artifício? Então saiba que você está fazendo isso errado!

Os animais têm uma audição diferente da nossa. Para se ter uma ideia, um som que passe dos 20 mil hertz (o extremo do agudo) fica inaudível para nós e os cães conseguem ouvir ruídos com até 45 mil hertz.

Já o medo que o animal sente está associado a um erro de treinamento!  Ele entende o barulho como algo fora da rotina dele e apresenta algumas alterações de comportamento. Se o proprietário reforça essas alterações, como pegar no colo ou outras ações que mostrem que ele está certo em ter medo, o animal vai entender que precisa temer aquela situação. Dessa forma, vai voltar a ter o mesmo comportamento todas as vezes que estiver diante deste problema.

O ideal é educar o animal desde filhote a não associar esses sons e ruídos a algo que ele deva ter medo. Sabemos que é difícil resistir à carinha que eles fazem, mas quanto menos mimos o cão receber na hora em que demonstra medo, melhor! Quando o animal está diante de uma situação diferente da que está acostumado e o dono dá importância a isso, ele entende que a situação é realmente preocupante. Ao fazer o contrário, ele vai saber que não precisa ter medo. Um bom truque é utilizar um brinquedo de que ele gosta bastante para distraí-lo.

Uma solução, principalmente para quem tem em casa um animal com fobia a esses sons, é afastar completamente o bicho do barulho. Deixando em locais protegidos. Aqui no Clube de Cãompo Hotel Fazenda para Cães, recebemos muitos animais na passagem do ano. Como não temos vizinhança por perto, o afastamento desses fatores de estresse é garantido!


Também é possível, através do adestramento com profissionais condicionar o animal a não associar mais o som a algo que deva temer. Os profissionais do Clube de Cãompo podem ajudar nessa tarefa. Entre em contato conosco através dos telefones 11 4024-6968 / 4024-6914 ou de nossa página no Facebook:  www.facebook.com/caompo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário