Praia não é lugar para cachorro



O Clube de Cãompo tem uma dica que pode salvar a vida de um cão: evitar ir à praia

A dirofilariose, ou verme do coração, é a zoonose causada por um bichinho chamado Dirofilaria immitis, que ataca principalmente os cães, outros mamíferos domésticos e os humanos. Apesar de ser mais comum nas cidades litorâneas e de clima quente, também faz vítimas em cidades longe do litoral. Transmitida pelo mosquito fêmea dos gêneros Aedes, Culex e Anopheles, a doença pode resultar em óbito do animal.


Clube de Cãompo Hotel FazendaPara Cães está sempre preocupado com a saúde e o bem estar do cachorro e seu dono, por isso a dica de verão é para não levar o animal de estimação às praias para evitar a doença. A profilaxia é importante para impedir o nascimento de novos mosquitos e não permitir a infecção dos vetores existentes. Para impedir que o mosquito infectado transmita a doença, é indicado diminuir a população dos vetores biológicos, ou seja, os insetos, com o uso de inseticidas. 

Ainda assim é importante saber que depois de 90 dias após o parasita entrar no organismo do cão, ele irá se desenvolver e se instalar na veia cava do coração - processo que pode demorar até 6 meses e apresentar poucos sinais clínicos. Com a evolução da doença, o parasita pode causar lesões nos vasos sanguíneos próximos ao coração. 


O animal infectado pode apresentar tosse, falta de ar, diminuição do peso, coloração escura da língua, intolerância ao exercício, insuficiência cardíaca, falência de órgãos como fígado e rins, aumento do abdômen e até edema pulmonar. O diagnóstico do médico veterinário é feito com base nas informações do proprietário e no resultado de exames clínicos. O tratamento é feito com o extermínio dos vermes adultos e das microfilárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário