Chega de raiva com a “antirrábica”


Clubede Cãompo Hotel Fazenda Para Cães segue com a “Semana da Vacinação”, e lembra da vacina contra a raiva

Antes de completar o primeiro ano vida, quando o cão completar 150 dias, deverá tomar a vacina antirrábica, muito importante para saúde canina e também aos humanos. A raiva canina é uma doença grave que pode ser transmitida pelos cães aos humanos. 

A raiva é transmitida pela da saliva do cachorro doente, geralmente através de mordidas. Porém, há casos registrados de transmissão pelas mucosas dos olhos, boca e por inalação. A manifestação nos animais é relativa, pode variar de dez dias ou até mesmo um ano, mas quando se manifesta tem um desenvolvimento bastante rápido e intenso.


Os sinais são identificados pela brusca mudança de comportamento, como agressividade, ou pela sensibilidade alterada. Na maioria dos casos, o cachorro fica com as pupilas dilatadas, late bastante, tem contração muscular que atrapalha a locomoção, dificuldade de engolir e excesso de saliva. 

No caso de qualquer sintoma, o indicado é isolar o animal e procurar o veterinário. Em animais, o tratamento da raiva pode trazer riscos á saúde e muitas vezes a eutanásia é necessária, portanto a prevenção é a melhor solução. Se houver contato do animal de estimação com algum cão raivoso, é necessário buscar o serviço de saúde ou o controle de zoonoses da cidade.

Há campanhas de vacinação contra raiva canina em todas cidades, forma eficaz de se evitar a doença. As campanhas são anuais, geralmente gratuitas e obrigatórias para todo cachorro, mas a vacina também pode ser aplicada em clínicas veterinárias. Já entre os humanos, aquele que for mordido por um cão com suspeita de raiva deve tomar a vacina antirrábica no posto de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário