É verão: evite desidratação e patas queimadas pelo sol



Aprenda com o Clube de Cãompo os melhores horários para passear com seu cachorro durante o verão. Sabia que não se deve passear sob o sol forte?

Nós adoramos passear com os nossos amigos de quatro patas, e acabamos fazendo isso mais vezes durante o verão, quando o clima é mais propício. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados durante este período do ano.

O ideal é passear em horários com pouco trânsito para o cão não se assustar com o barulho dos motores e buzinas. É melhor, portanto, passear com eles principalmente de manhã e no fim da tarde, quando o sol não está forte e o cachorro sofre menos. Mas a escuridão da noite também pode assustar, afinal é o horário que ele costuma dormir. Da mesma forma, não é recomendado passear entre multidões, onde o animal pode ficar assustado ou irritado ao se deparar muita gente.


Se o seu pet se cansa rapidamente, não ande rápido e faça passeios curtos, a começar por caminhos que passem longe de casas com cães de guarda, por exemplo, que podem ser hostis com aqueles que passam soltos pela rua. Perceber a desidratação é fácil se observar sinais clássicos e indícios como a perda de apetite, gengiva seca, olhos saltados e a elasticidade da pele. 

Um dos sinais de cães desidratados pode ser o fato de não ter forças para caminhar e com as pernas bambas. Animal desidratado pede atenção veterinária imediata para repor os líquidos, geralmente com a administração subcutânea ou intravenosa de soro. Para evitar estes problemas, os cães precisam beber mais água no verão e nos passeios: o ideai é oferecer água fresca a cada 15 ou 20 minutos!

E lembre-se: no verão podem ocorrer casos graves com queimaduras na planta das patas dos pets. Também chamadas de "coxim", estas regiões podem apresentar danos depois de longos passeios no asfalto e calçadas nos dias muito quentes. Por isso é importante fazer as caminhadas nos horários mais frescos.


Cortar a pelagem também é importante. A tosa pode aliviar o sofrimento com o calor, assim como áreas de grama são melhores para evitar queimaduras. Menos arriscado e mais saudável é participar das atividades do Clube de Cãompo, que tem profissionais capacitados e especializados em comportamento e socialização de cães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário