Pesquisas confirmam que os cães sentem pena das pessoas



Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, de Portugal, afirma que os cães sentem empatia pelas emoções humanas, e alguns podem até adquirir as emoções dos donos

Um estudo realizado por pesquisadores portugueses revela que os animais fazem mais do que simplesmente copiar as emoções ao seu redor. A pesquisa foi desenvolvida pelo importante instituto confirma o que muitos já acreditavam. Um cão criado em ambiente familiar com brigas, por exemplo, pode ficar chateado tal qual uma criança. Alguns podem até chamar por alguém em emergências, ou mesmo prestar socorro em casos onde há um elevado grau de percepção e empatia entre dono e animal.


Mas não pense que é fácil enganar um cachorro. Em experimento onde os donos fingem um acidente ou ataque cardíaco, por exemplo, os cães ficam confusos e não entendem que há emergência para um salvamento. Para os pesquisadores isso acontece porque o animal precisa sentir outros sinais e sentidos, como cheiro e sons. 

A conclusão dos cientistas é que os cães são afetados pelas emoções humanas por terem sido domesticados durante o processo de evolução. Eles descendem dos lobos, caninos que vivem em matilha e trabalham em cooperação, com empatia somente por outros lobos. Com essa evolução e domesticação passaram a sincronizar suas emoções às humanas. 


Mas ainda há outro motivo, a seleção artificial. Com o cruzamento de espécies e raças, buscou-se animais cada vez mais inteligentes e capazes de viver entre as pessoas. Assim, ainda é necessário mais pesquisas para entender a origem do comportamento canino e as diferenças entre raças para alcançar a possibilidade de treinar essas habilidades emocionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário