Musicoterapia se tornou forte aliada do tratamento de cães com depressão


Você sabia que a terapia através da música e elementos do som melhora o bem-estar e a qualidade de vida dos cães? Conheça mais do estudo que descobriu isso

A música é eficaz no tratamento da depressão canina: esta é a conclusão de Erik Yoshikawa Takabatake ao estudar o uso da música no tratamento de cães depressivos. Realizado dentro do curso de Musicoterapia da Faculdade Paulista de Artes, o estudo revela que a terapia por meio da música e dos elementos do som - melodia, ritmo, harmonia, timbre -
contribui como alternativa ou complemento ao tratamento da depressão canina. Concluiu-se que a música tem efeitos positivos na melhora do bem-estar e comportamental do cão.

Assim, diante o aumento desses casos nos últimos anos, a procura por terapias tem ampliado o mercado de trabalho de terapeutas e outras áreas relacionadas à saúde dos cães, à necessidade de cuidados, a criação de ambiente confortável e o aprimoramento da relação homem-animal. Portanto, promover a saúde através da música e dos sons é uma importante ferramenta a ser usada em associação a terapias, medicamentos e cuidados da reabilitação, prevenção, tratamento de patologias ou deficiências, recuperação de problemas psíquicos ou físicos, e do bem-estar biopsicossocial.

Já se sabe que a depressão nos cães está relacionada à ansiedade, que passa por situações de estresse crônico ou traumático. Por isso, importantes sinais de depressão que exigem cuidados e tratamentos são a inabilidade das funções biológicas, o isolamento social, a falta de apetite e o desinteresse em atividades como brincar ou sair para passear, por exemplo. A pesquisa sobre a influência de estímulo auditivo no comportamento canino mostra que a música clássica o deixa mais tranquilo, sendo benéfica tanto para o cão quanto ao seu dono. 


Quando um cão fica mais tempo em estado relaxado quando exposto à música clássica, ele também fica mais calmo quando chegam visitas, descansa mais e late menos. Devido ao estilo de vida das pessoas, deixar o cão sozinho em casa o dia inteiro muitas vezes pode desenvolver um estado depressivo. São vários tratamentos para depressão em animais - com medicamentos químicos, homeopatia ou florais. Assim, a terapia comportamental e a musicoterapia, são os tratamentos que menos agridem e trazem bons resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário