Comunicação: a base de uma educação canina – Adianta gritar ou falar em tom de bronca?



Na terceira dica da série "Comunicação: a base de uma educação canina", o Clube de Cãompo Hotel Fazenda para Cães revela a importância dos sons, barulhos e até mesmo da sua voz

Presente diariamente no convívio entre cão e dono, a voz é um importante meio de comunicação. Desde um simples comando, recompensa ou correção, é a postura aliada ao timbre da voz que demonstra ao cão se este é um sinal positivo ou negativo.


Cães têm audição apurada. Um barulho pode significar perigo, por isso é normal ele sair correndo para não se ferir. Seu amigão pode querer fugir de sons fortes e estrondos que parecem algo caindo ou se aproximando, como árvores e relâmpagos.

Muitos pensam que os cães sentem “dor no ouvido”, mas mesmo com a ótima audição, não é por dor que eles se assustam, mas pela associação que fazem do perigo a determinado som, por isso não adianta recriminar depois que ele fez algo errado, pois ele nunca vai associar a bronca à atitude. O ato de gritar é ainda pior, pois o grito pode deixá-lo confuso.

Uma dica é buscar sons que ele entenda como repreensão, associando a palavra "não" com um leve susto, por exemplo. Também é possível usar o som de uma latinha com pedras dentro, por exemplo, ou retirar algo que ele quer, depois de associar a ordem com voz firme e dura. Lembre-se que gritar o deixará ansioso em vez de calmo, e tenha em mente que bater no animal nunca é opção, pois o deixa assustado, irritado, ansioso, estressado, confuso, e sem confiança em você.

Se você acompanha o Clube de Cãompo Hotel Fazenda para Cães, não deixe de participar e colaborar com a sua experiência no nosso espaço para comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário