5 Mitos do adestramento



O Clube de Cãompo Hotel Fazenda Para Cães mostra que adestrar o seu cachorro traz muito mais benefícios do que você pensa

Muita gente tem preconceitos com o adestramento dos cachorros. Acredite! Geralmente, acreditam que o adestramento é realizado somente com cães farejadores ou utilizados para serviços dos bombeiros. Outras ainda acreditam que só é necessário adestrar cães para que sejam violentos contra assaltantes. Derrube esses preconceitos e entenda os mitos do adestramento.

O cão só vai obedecer ao adestrador? Este conceito é mentira, mas pode acontecer caso o dono do cão não saiba utilizar os ensinamentos do cão no mesmo contexto do adestrador. É justamente por isso que um adestramento de qualidade só é possível com a participação do dono, que também precisa aprender a forma correta de dar ordens ao cão.

Meu cachorro vai se tornar um robô que apenas obedece? Não, pois este não é o princípio do adestramento. Os cães só obedecem aos seus donos em troca de “favores”. No começo, ele vai precisar de petiscos, e depois ele vai se contentar com o carinho do dono, desde que o dono sempre o trate bem. Mas isso não significa que ele não vai se divertir ou demonstrar suas vontades. Ao contrário: ao adestrar seu cão, o dono passa a conhecê-lo tão bem que vai saber fazer seu animal ainda mais feliz.



Adestramento é só para praticar Agility? Mito. Adestramento não é somente para cães atletas, assim como não é somente para cães de guarda. O adestrador profissional terá condições de direcionar os ensinamentos ao seu cão, mas ele pode fazer com que seu cão apenas seja um amigo obediente que não pula nas visitas e respeita os outros cães da vizinhança.

Meu cão vai aprender a ser bravo? Não. Embora o adestrador saiba ensinar o cachorro a reagir em uma situação de ataque e compreender quem é seu amigo, o fato de seu pet ser mais “bravinho” ou “calminho” está mais relacionado à raça e ao comportamento da linhagem.

O cachorro só aprende apanhando? Mentira! Antigamente, os adestradores utilizavam-se da violência para ensinar um cão. No entanto, os conceitos mais modernos de adestramento evoluíram e hoje não se utiliza nenhum tipo de violência, já que qualquer ato deste tipo pode desenvolver desconfiança no animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário