Prática de agility traz benefícios à saúde e ao comportamento dos cães



Afinar o relacionamento com o cão e tirá-lo do sedentarismo são as possibilidades trazidos pela prática do Agility, esporte que faz parte da lista de atividades do Clube de Cãompo

Seu cão é ágil, ativo e esperto? É daqueles que adoram uma boa brincadeira e que parecem ter uma energia inesgotável? Fique atento: pode ser que seu cachorro tenha uma ótima propensão a ser um atleta! Estamos falando do Agility, uma modalidade esportiva que exige participação dos cães e seus donos. Presente nas atividades do Clube de Cãompo, o esporte foi criado em 1978 com o objetivo inicial de entreter o público nos intervalos dos campeonatos de obediência e concursos de raças.

O Agility pode ser praticado com o objetivo de melhoras de melhorar o relacionamento entre cachorro e humano, de trazer condicionamento físico a amboa e, se praticado com afinco, tornar-se um esporte em nível de competições.

O Campeonato Brasileiro de Agility é organizado anualmente pela Comissão Brasileira de Agility. Assim como ocorre, por exemplo, nas competições de Fórmula 1, os cães e seus donos pontuam em cada uma das 10 etapas do campeonato, formando um ranking que, ao final, será a lista classificatória para definir os campeões. O campeonato divide os cães nas categorias Mini (pequeno porte), Midi (médio porte) e Standard (grande porte). A classificação final do Brasileirão define os classificados para os campeonatos Sul-Americano e Mundial da modalidade.


As regras e vantagens do esporte
Inspirado inicialmente em provas hípicas, o Agility é praticado por duplas formadas de cão e condutor, em que o cão deve percorrer um trajeto com diferentes obstáculos dentro do menor tempo possível e com a menor quantidade de falhas, exigindo rapidez e destreza dos participantes, além do entrosamento entre o dono e o animal.

Para praticar o esporte, o cachorro precisa aprender primeiro os comandos básicos de obediência que, aliados ao treinamento e adestramento, fazem o seu cão mais obediente e atencioso. A melhora no condicionamento físico exigida pelos exercícios também contribui muito para a saúde e longevidade dos animais, reduzindo as chances de  sobrepeso, por exemplo, além de reduzir a ansiedade, podendo ser praticado por todos os cães de todas as raças, a não ser que haja alguma restrição médica, como problemas cardíacos, por exemplo.

O processo de aprendizagem da modalidade deve ocorrer lentamente, no qual é ensinado um movimento de cada vez. Os cães podem começar a praticar Agility desde o primeiro ano de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário