Cães adestrados: mais que uma companhia, uma terapia



Você sabia que o adestramento fortalece os laços de afinidade entre o homem e o animal? Aprenda com o Clube de Cãompo

O que todos nós mais admiramos nos cães é que eles dão total atenção, tornando-se cúmplices atenciosos, já que se esforçam demais para nos fazer felizes. Mesmo assim, é normal que alguns donos queiram adestrar os bichos para que eles se tornem ainda mais dóceis e de fácil convívio. Para isso, não há nada melhor que contar com a ajuda de um profissional.

Quando os cães são treinados, eles podem se tornar cães terapeutas, que auxiliam em tratamentos de doenças como depressão, por exemplo. Quando treinados para este fim, eles podem se tornar amigos inseparáveis de crianças e idosos. O Clube de Cãompo realiza um projeto com a Associação da Vila de São Vicente de Paulo, a Vila Vicentina, que tem o objetivo de levar alguns cães socializados para passar momentos com os senhores do asilo.

O projeto visa proporcionar confiança para o ser humano, coisa que um cão consegue fazer por sua dedicação tão bonita de se ver, e isso é comprovado por estudos científicos. Sabe aquela brincadeira de jogar a bolinha para o cão pegar? Isso já é um tratamento fisioterápico para os idosos. Para crianças, a simples proximidade com um cãozinho já é responsável por estimular confiança, responsabilidade e afetividade.

A rotina é necessária
Quando falamos em rotina, pensamos em algo chato e muitas vezes cansativo. Mas isso acontece apenas com o ser humano. Os cachorros precisam dela, pois quanto mais condicionados estiverem para seguir a rotina, melhor respondem aos ensinamentos de obediência básica, como os famosos “senta”, “deita” e “fica”.
Se você quiser adestrar seu cão, o ideal é começar o treinamento desde filhotinho, mas não existe idade mínima: caso ele já seja adulto, ainda dá tempo. Mas não adianta nada só pagar para o treinador fazer o trabalho! Saiba que é fundamental a participação do dono do animal nos resultados positivos do cão: de nada adianta se o cachorro aprender tudo direitinho no Clube de Cãompo se, quando ele chega em casa, os exercícios não são aplicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário