Você conhece os benefícios do Agility?


Melhorar seu relacionamento com o cão, sair do sedentarismo e ainda participar de competições nacionais e internacionais, esses são alguns dos atributos da prática do Agility – esporte criado nos anos 70 que é praticado por cães e seus donos. Se você tem um pet que adora uma boa brincadeira e que parece ter uma energia inesgotável, essa atividade é ideal e pode ser praticada no Clube de Cãompo!

Conheça aqui mais sobre esse esporte que traz benefícios à saúde e ao comportamento dos cães e também de seus donos:


Como funciona?
Baseado em provas hípicas, o Agility é praticado por duplas formadas de cão e condutor, com o objetivo de percorrer uma pista com obstáculos, no menor tempo e com o menor número de faltas. Dando encanto à modalidade, o cão não pode ser tocado e nem estar preso por guias ou coleiras, demonstrando entrosamento entre dono e animal.

Os obstáculos são todos aprovados pelos órgãos que regulam o esporte. “Eles não podem em hipótese nenhuma oferecer risco à saúde do animal”, alerta o proprietário do Clube de Cãompo – que oferece aulas para a prática do Agility - o médico veterinário Aldo Macellaro Jr.

Por que é bom para o cachorro?
Para praticar o esporte, o animal precisa aprender os comandos básicos de obediência - senta, fica, pula. Fator que traz benefícios ao comportamento e ao relacionamento entre o proprietário e o animal. Também melhora o condicionamento físico, contribui para sua saúde e longevidade, reduz as chances de  sobrepeso e os problemas decorrentes dele.

Também é bom porque toda atividade física libera no animal hormônios relacionados ao bem-estar, que reduzem os níveis de estresse e ansiedade, muito comuns nos cães que passam muitas horas sozinhos.  

Quem pode?
Agility pode ser praticado por animais de todos os portes e raças, salvo restrições daqueles que possuem problema cardíaco ou articular. “Pelo risco da sobrecarga no órgão e membros fragilizados", explica o médico veterinário. Além disso, com um ano de vida o cão já pode aprender a prática esportiva e, ao contrário do que se pensa, até animais já adultos podem aprender a saltar, desviar, se equilibrar e desvendar os obstáculos das pistas de agility. Macellaro explica que “cães idosos requerem um cuidado maior por questões de saúde”.

Encontro de campeões:
Clube de Cãompo é o ponto de encontro para os praticantes da modalidade de todo o país, já que sedia, desde 2007, finais de campeonatos paulistas e nacionais de agility.
Aberto ao público em geral o evento reúne as melhores duplas de cães e condutores do país. O evento é uma oportunidade para ver os grandes nomes do esporte em ação.


SERVIÇO:
Clube de Cãompo – Hotel Fazenda para cães
11 4897-9518/ 9968-4729
Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 94,5 – Itu/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário